segunda-feira, 13 de abril de 2009

CONSELHO DE ESCOLA - CORAÇÃO E MENTE DA ESCOLA PÚBLICA



Que bom seria se pudéssemos tomar decisões sobre a escola pública...
Bom seria se pudéssemos escolher.
Bom seria se pudéssemos dialogar com todas as pessoas envolvidas na escola - governo, gestão, professores, alunos, famílias, equipe, comunidade do entorno - antes de decidir os caminhos a seguir.
Seria muito bom se todos tivessem um espaço, um espacinho, mínimo que fosse, para colocar suas opiniões sobre o gasto de verbas, sobre as regras a serem seguidas, sobre os acontecimentos, as festas, o uso do espaço, o calendário escolar... Os caminhos pedagógicos.
Seria muito bom se pudéssemos nos reunir para conhecermos melhor um ao outro, para aprender a ouvir e a falar, para estreitar os laços, afinarmos as relações, colaborar e crescermos juntos.
Bom seria se a escola fosse além de onde está - levada por nossas mãos, como uma criança é levada pelas mãos dos pais, com sabedoria e carinho.
Bom seria se nossas perguntas tivessem respostas.
Bom seria se a qualidade da educação dependesse do nosso exercício de cidadania diário, quando construímos, juntos, uma nova escola a cada ação, a cada conversa, a cada tentativa de melhorar a qualidade do ensino público.
Seria tão, mas tão bom, se tivéssemos direito de sermos considerados nessa construção... E melhor ainda se todos compreendessem sua responsabilidade.
Seria bom se a escola fosse um reflexo da sociedade que queremos construir - igualitária, democrática, participativa... Boa para todos.

Seria bom... Pode ser bom.

O Conselho de Escola é a resposta para esses anseios.

Este blog foi criado por uma conselheira da EMEI Jardim Monte Belo como mais uma alternativa de discussão das questões importantes, de divulgação e de reflexão sobre nosso papel de conselheiros da escola pública.

A idéia é que ele seja um instrumento de aproximação das pessoas.

Participe! Divulgue!

"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só.
Sonho que se sonha junto é realidade."

4 comentários:

  1. Sou Karina de Oliveira Francisco, professora na Emei Jardim Monte belo já há algum tempo. Hoje, mais do que nunca, acredito numa gestão democrática e participativa. Podemos sim idealizar e sonhar uma escola melhor para nossos alunos. Mas para que nossos sonhos se realizem é preciso AÇÂO! O conselho de escola é um momento importante onde todos nós temos oportunidade de discutir meios e efetivamente colocar nossos projetos em ação. Em pouco tempo já fizemos boas conquistas e quero fazer minha escola, nossa escola, um espaço feliz, acolhedor, alegre onde possamos ensinar e aprender. Incentivo a participação de todos: eqipe escolar, professores, pais, responsáveis e toda comunidade. Vamos aproveitar a autonomia que temos para o BEM! Todos são muito bem vindos!

    ResponderExcluir
  2. Já que estamos nos apresentando, meu nome é Roberto, trabalho faz muitos anos na escola pública e dou o meu sangue por ela.
    Já trabalhei em escolas que o Conselho era só de fachada, em outras até funcionava, mas não era do jeito ideal.
    Em algumas, iniciativas do conselho e do grêmio estudantil eram descaradamente barradas pelo autoritarismo da diretora ou coordenadora. Em qualquer caso, o papel dos conselheiros é mesmo o de ir aos poucos ajudando as pessoas a exercerem seu papel de cidadãos.
    Achei o texto de início lindo e verdadeiro, e a iniciativa de fazer o blog incrível. As coisas ideais nos são garantidas pela lei, e podemos delas fazer uso, só nos falta consciência.
    Karininha, meu amor, parabéns pela iniciativa, e espero que não só pessoas da sua escola participem bastante, mas que esse seja um espaço de debate e crescimento pra todos que entrarem aqui. Vou divulgar!
    Beeeeeeeeeeeeeeijo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog Karina!
    É isso aí! Vamos juntos fazer do nosso espaço educativo cada vez melhor!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karina!
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijo,
    Daniane

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua opinião! Participe!